domingo, 24 de março de 2013

Primeiro Post... Apresentação e Outras Coisas...

Hi, não sei bem como começar, então acho melhor me apresentar, mas meu nome é Matheus José Perin, eu tenho 15 anos (só até 30 de junho), estou no 2° ano do ensino médio, moro em Dois Vizinhos-Paraná e meu distrito é 4640. Meu intercambio sera para o Japão, e vou tentar contar nesse blog, como é a vida e o dia a dia em um pais tão diferente como o Japão...



Bom... acho que é melhor eu explicar a seleção, e depois o resto...

A Misteriosa Seleção (que de misteriosa não tem nada)
Aqui no distrito 4640, nós fazemos a prova em outubro, mas no meu caso, foi um problema... bom vou começar do começo, eu todos os dias falava: "pai peça quando vai ser a inscrição da prova do intercambio"e ele sempre dizia: "não se preocupe, o chairman do clube vai avisar quando abrirem as inscrições"... eu quero fazer esse ano só pra mim ganhar experiencia, então eu não estava tão preocupado em estudar, e eu sabia que quando as inscrições estivessem eu iria começar a estudar e teria um bom tempo para aprender tudo, mas não aconteceu bem isso... o chairman recebeu a informação, ou não, ainda não sei isso, pra mim sempre sera um mistério  mas ele se "esqueceu" de comentar no clube que a prova iria ocorre, e como meu pai também não estava "TÃO PREOCUPADO" ele nem pedia nas reuniões. A prova estava marcada para 18 de outubro, mas o GID'S foi marcado para a mesma data, dai a governadora mudou o dia da prova, e o prazo  final das inscrições, quando faltava UM DIA PARA ACABAR, meu pai ficou sabendo, e foi correndo, ou melhor de carro, para a cidade do chairman (Francisco Beltrão), ele fez a inscrição, pagou as taxas, e eu pude fazer a prova... 

Faltavam poucos dia para a prova e eu não sabia nada de Rotary, então li toda a cartilha rotaria, e tentei aprender ao máximo (isso não aconteceu), pq no dia da prova eu não sabia muita coisa...

A Prova
Na prova do distrito 4640 , existem 30 questões sobre: Rotary, língua portuguesa, conhecimentos gerais, Lógica... e 10 questões de inglês, uma redação, na minha prova existiam três temas (Rio +20, Vicio nas redes sociais(escolhi esse) e lei da ficha suja), e uma "entrevista" em inglês em que o cara me fez SÓ 2 PERGUNTAS  e eu quase me matei preparando o que eu iria falar, pra me decepcionar com a entrevista... A prova leva um dia, de manhã as questões escritas e a redação, e de tarde ás "entrevistas".

Minha Escolha
Depois de muito tempo o resultado sai, lá por dezembro, se eu não me engano, e dai tos os que passaram (eu fiquei em 47, é ruim, mas PASSEI!!!!) vão para Francisco Beltrão, para escolher o pais, na minha escolha  tinham:

Estados Unidos (3), Dinamarca (2), Finlândia, (1), Alemanha (8), Canadá (1), Malásia (1), França (2), Zimbabwe (2), México (3, divisa com EUA), México (9), Peru (1), Equador (1), Argentina (1), Colômbia (1), Venezuela (1),Turquia (2), Índia (1), Tailândia (2), Filipinas (1) , Indonésia (1), Taiwan (2), Polônia (2), Japão (1), Eslováquia e República Tcheca (1), Bélgica (3), Rússia (1) e Bolívia (1).

Na minha vez tinha: México, Tailândia, Malásia, Zimbabwe, países da América do sul, e TAIWAN... como o meu Japão já avia sido escolhido o mais próximo era Taiwan, e uma outa menina tinha escolhido o mesmo pais, e ela e a familia dela viram conversar comigo, pra gente manter contato, já que só nos do nosso distrito iriamos para lá, mas...

A Troca de País
 O Irineu(chairman) me ligou e disse, abriu vaga para a Russia, Índia, Turquia(não fui para a turquia pq não quero ser escravo sexual...KKK), e JAPÃO, eu aceitei na hora, eu estava de ferias na casa do lago, e gritei pelo gramado inteiro, "JAPÃO, JAPÃO EU VOU PARA O JAPÃO!!!!", eu fiquei com "dó" de trocar de pais pq a menina que eu iria viajar junto era muito legal... mas meu coração falou mais alto e eu tive que trocar.



Meu Application
No dia da Primeira escolha de países, o Irineu entregou um CD para que a gente fizesse o APP, eu fui fazendo, e entreguei no ultimo dia... o APP consiste em um monte de documentos(certidão de nascimento, passaporte(tive que fazer pois não tinha), carteira de vacinação(isso é um documento?), histórico escolar e umas coisas mais), fichas medicas, dentarias, cartas de recomendações, dos meus pais, do meu diretor e minha, fotos minhas, do que é importante para mim, da minha família, dos meus Hobbies...





perguntas que eu mais recebo:
Por que fazer intercambio para o Japão?
Porque é um INTERCAMBIO e eu quero viver em um país com uma cultura completamente diferente da minha (sem ofensa aos que escolhem EUA), mas eu quero viver algo que eu não conheço e se eu fosse para os EUA, ei iria ver uma cultura que esta em todos os filmes e livros.



Você já sabe japonês?
Não, moro em uma cidade pequena e não temos PROFESSORES de japonês, eu conheço pessoas que moraram no Japão, e sempre tento conversar com eles sobre lá... estou tentando aprender japonês online, mas japonês é uma linguá muito complexa, então estou indo com calma.



Você não vai sentir saudades?
Sim e não, eu vou sentir falta das pessoas, mas eu sei que eu vou voltar, então eu não fico tão triste.

"eca" você vai comer peixe cru? 
1° japoneses não comem só peixe cru, e sim eu vou comer, um intercambio acontece para que nós possamos conhecer culturas novas, e a culinária é algo que sempre me fascinou então vou comer o que me servirem, mal posso esperar pra comer um polvo vivo no palito, peixe cru, algas e muito mais. 



Acho que é isso... esse primeiro post ficou bem comprido, mas eu prometo que eu vou encurtar eles. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário